Bruxismo


O bruxismo é uma desordem funcional em que o indivíduo aperta ou range os dentes, de forma involuntária ou semivoluntária. Quando ocorre durante o sono recebe o nome de bruxismo noturno, quando acordado, em situações de estresse, bruxismo em vigília.

Por meio da diferenciação de tipos pode-se identificar a origem e causas do problema bem como o tratamento adequado. Enquanto o bruxismo em vigília é mais relacionado ao estresse, ansiedade ou uso de medicações, o bruxismo noturno é considerado um distúrbio de movimento relacionado ao sono, que pode ser desencadeado também pelo uso de medicamentos, por distúrbios neurológicos ou alterações respiratórias como a apneia.

O diagnóstico do bruxismo é clínico. O ranger de dentes pode ser relatado por pessoas que moram com o paciente. No caso do bruxismo em vigília, é o próprio paciente quem diz ao dentista que fica com os dentes encostados ou apertados.

Sintomas e sinais:
  • Dores no pescoço;
  • Mandíbula e músculos da face; 
  • Dor de cabeça; 
  • Cansaço; 
  • Alterações no sono; 
  • Desgastes dentários; 
  • Sensibilidade; 
  • Amolecimento dos dentes, 
  • Estalos ao abrir e fechar a boca;

O Profissional deve observar desgaste dentário, fratura de restauração ou de dente, língua marcada pelos dentes e/ou linha branca na parte interna da bochecha. Além disso, o bruxismo noturno pode ser um sinal relacionado a apneia do sono e pode apresentar desgastes dentários ainda mais severos.

Tratamento
O controle do bruxismo depende do grau de seriedade e deve ser feito de forma multidisciplinar, sendo o dentista a peça chave do processo. Entre as formas de tratamento para o bruxismo, é comum a indicação de uso de placas estabilizadoras, medicamentos e até acupuntura.
É sempre interessante conscientizar o paciente sobre o seu quadro e os momentos da vida em que se manifesta com mais intensidade como véspera de avaliações, viagens, discussões e reuniões. Vale também sensibilizá-lo quanto à importância da diminuição do uso de bebidas cafeinadas, adoção de práticas de atividade física regular, atividades de lazer e meditação, correlacionando essas com o controle do estresse e ansiedade, fatores esses que interferem negativamente no quadro. 

O Sistema Único de Saúde oferta o procedimento denominado “Placa Oclusal”, um dispositivo confeccionado de forma individualizada, em resina acrílica, que se encaixa entre as arcadas dentárias. O objetivo deste aparelho é controlar as forças que agem no sistema mastigatório, promover alívio dos sintomas de Disfunção Temporomandibular (DTM) e proteger os dentes da atuação de cargas traumáticas adversas provenientes de hábitos parafuncionais.

Comentários