Pular para o conteúdo principal

Alongamento



Em momentos como o que estamos vivendo, especialmente nos últimos dias, com forte restrição social e de locomoção, torna-se cada vez mais comum o número de pessoas que apresentam quadro de tensão ou estresse. Considerando isso o alongamento torna-se uma prática essencial para controlar a tensão, o estresse e promover qualidade de vida. Aqui você vai entender o que ele é, os seus benefícios e como realizá-lo de forma simples em qualquer lugar.

Os alongamentos são exercícios em que a pessoa permanece por um determinado tempo numa postura em que o músculo pretendido se mantém na sua extensão máxima.

Eles proporcionam melhora da postura, aumento da flexibilidade, melhora da performance na prática de esportes, previne lesões, ajudam no alívio da dor provocada por por algumas doenças como artrite, tendinite, fibromialgia, e inflamação do nervo ciático, contribuem até no controle do estresse. 

No entanto, para que se obtenham bons resultados, é essencial que esses exercícios sejam praticados corretamente, com cuidado e moderação.

Os principais benefícios para a saúde são:

1. Melhora da postura: Alongar o corpo regularmente reduz a tensão muscular, melhorando a postura, evitando o desconforto que poderia surgir com uma má postura.

2. Aumento da flexibilidade: Se os músculos estiverem flexíveis, o desempenho nas atividades diárias e durante a atividade física é melhor. Além disso, os alongamentos ajudam a manter e recuperar a flexibilidade, que geralmente diminui com a idade.

3. Permitem movimentos amplos: A melhora da flexibilidade permite que durante a prática de esportes, seja possível realizar movimentos mais amplos e com melhor equilíbrio.

4. Ajudam no relaxamento: Alivia a tensão muscular, muitas vezes responsável por dores nas costas, no pescoço e na cabeça. Além disso, alongar relaxa o corpo e a mente, ajudando no alívio do estresse.

5. Ativam a circulação sanguínea: Aumentando o fluxo sanguíneo nos músculos, que é muito importante para a recuperação após lesões musculares.

Assista ao vídeo seguinte e confira alguns exercícios de alongamento que podem ser feitos diariamente e em qualquer lugar:





Conclusão: Agora que você já sabe sobre o alongamento e a sua importância para a saúde dos músculos, para uma postura mais alinhada e para a sua saúde mental tenho certeza que ele vai fazer parte de sua rotina de exercícios físicos.


Encontre um lugar relaxante pra começar a fazer seus alongamentos. Divirta-se, curta seu corpo, os resultados dos esforços e dedicação são compensadores! Boa sorte!

Correção textual: 
Laís Assunção

Referências:
Marcelle Pinheiro Fisioterapeuta

Comentários

  1. Valeu amigo muito importante manter o hábito em relação ao exercício

    ResponderExcluir
  2. Valeu amigo muito importante manter o hábito em relação ao exercício

    ResponderExcluir
  3. Essa é uma informação oportuna e esclarecedora. Em um momento de tensão nada melhor para os músculos e os nervos do que um bom alongamento, creio que para muitos como eu, mesmo sabendo da importância dessas práticas, às vezes é comum nos deixarmos levar pelo comodismo (pra não dizer preguiça) e insistimos em adiar essa prática saudável. No entanto somos conhecedores dos riscos que cometemos ao assumirmos essa "postura". Parabéns para toda equipe e em especial para Rômulo Rangel.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Varíola dos macacos: novas recomendações, sintomas, transmissão e tratamento

  Órgão de saúde mundial faz novas recomendações técnicas e aponta crescimento de casos confirmados Casos da varíola dos macacos (monkeypox) não param de surgir em países onde a doença não é endêmica, a maioria deles na Europa. Diante disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) vem atualizando a quantidade de casos, a forma de transmissão e os sintomas que envolvem a doença “prima” do vírus da varíola comum, que foi erradicado do planeta em 1980 com o apoio do órgão de saúde mundial. Origem e características do vírus O nome monkeypox se origina da descoberta inicial do vírus em macacos em um laboratório dinamarquês em 1958. O primeiro caso humano foi identificado em uma criança na República Democrática do Congo em 1970.  Existem duas linhagens: o da África Ocidental e o da Bacia do Congo (África Central). As infecções humanas   da primeira parecem causar doenças menos graves em comparação a da Bacia do Congo, com uma taxa de mortalidade de 3,6% em comparação com 10,6% para a

Vacinação contra a dengue: saiba onde e quando!

Atenção, leve os documentos seguintes:  cartão SUS; CPF; RG; Cartão de vacina. Estamos em estado de alerta contra zica, dengue e Chikungunya. Na última década, as epidemias de dengue, chikungunya e Zika no Brasil vêm aumentando em frequência e magnitude, sendo observado um número importante de casos graves e óbitos.  A dengue é endêmica no Brasil ou seja, ocorre durante o ano todo e coincide com períodos quentes e chuvosos, quando são observados o aumento do número de casos e um risco maior para epidemias. Nesse cenário, o diagnóstico e o tratamento precoce tornam-se ainda mais desafiadores. Portanto, torna-se de extrema importância conhecer sobre esses agravos, seus sintomas, sinais de risco e onde buscar atendimento. O que fazer caso você esteja com os sintomas mais comuns? Vá ao posto de saúde mais próximo da sua casa, lá você terá acesso a exames complementares, se  necessário; Receber o tratamento indicado com paracetamol e/ou dipirona; Deve realizar repouso: Ter uma alimentação r

Acidente com lagarta tem chamado a atenção!

     A lagarta (taturana, marandová, mandorová, mondrová, ruga, oruga, bicho-peludo) é uma das fases do ciclo biológico de mariposas e borboletas. Esses acidentes, popularmente chamados de “queimaduras”, têm evolução benigna na maioria dos casos. As duas espécies de lagartas que mais causam acidentes no Brasil:          Megalopygidae Família Megalopygidae (lagartas “cabeludas”) - são geralmente solitárias e não-agressivas, de 1 a 8 cm de comprimento, possuem “pelos” dorsais longos e sedosos de colorido variado que camuflam as verdadeiras cerdas pontiagudas e urticantes que contêm as glândulas de veneno.        Saturniidae Família Saturniidae (lagartas “espinhudas”) - vivem em grupos, têm “espinhos” ramificados e pontiagudos de aspecto arbóreo, com tonalidades esverdeadas mimetizando muitas vezes as plantas que habitam. Nesta família se inclui o gênero Lonomia, com ampla distribuição em todo o País, causador de acidentes hemorrágicos. O Brasil é o único país produtor do Soro Antilonômic

6 Comportamentos estranhos que são reflexos de traumas na infância

O trauma da primeira infância se refere ao trauma psicológico que uma criança experiencia em seu período crítico de desenvolvimento, que vai da sua concepção até os cinco anos de idade. Experiências de infância adversas se referem aos eventos potencialmente traumáticosque podem ter efeitos negativos e duradouros na saúde e bem-estar da pessoa. Algumas dessas experiências adversas podem ser causadas por abuso, negligência, violência familiar ou pais com doença mental. Independentemente da idade que você experienciou o trauma, seus efeitos irão se manifestar naturalmente em sua vida adulta. Se não for diagnosticado ou tratado, isso pode ter um impacto significativo em sua vida e na capacidade de se desenvolver como adulto. Como os efeitos não são os mesmos para todos, aqui estão algumas das manifestações mais comuns de experiências de infância traumáticas. Verifique os possíveis sintomas que você pode estar manifestando sem saber por quê. 1. Você sofre de ansiedade severa. Na maior parte

Coronavírus

Coronavírus O que é coronavírus? Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa. A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1. Como o coronavírus é transmitido? A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como: gotículas de saliva; espirro; tosse; catarro; contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos. O período médi

Mutirão de combate à dengue e Chikungunya em Teixeira de Freitas

  "Avisa pro mosquito que nós chegamos!" Esse foi o brado de hoje.   A equipe de posto Wilson Brito realizou hoje uma ação extramuros para combater o Aedes Aegypti.  Essa ação multidisciplinar contou com a presença do enfermeiro coordenador, Agentes comunitários de Saúde (ACS) da unidade e com forte participação dos Agentes Comunitários de Endemias (ACE) do município, professora Ana Kelly e acadêmicos do curso de enfermagem da FASB, parcerias fundamentais para uma promoção de saúde coletiva nessa escala. No foco de maior incidência, realizamos visita domiciliar em trios compostos por ACS, ACE e estudantes da FASB, que além de vistoriar os terrenos e domicílios também realizaram panfletagem e atividade educativa tanto nos domicílios como também no semáforo do centro da cidade. Essa ação obteve grande aceitação por parte da comunidade que recebeu a equipe em suas casas “de portas abertas” e parabenizou a iniciativa.  Muito abrigado ACS, ACE e acadêmicos da FASB. JUNTOS SOMOS MA

AMANHÃ! Vacine seu pet em Teixeira de Freitas!

  Por que a vacina Antirrábica é importante? Vacinar contra a raiva, além de salvar a vida de seu animal de estimação, pode salvar a sua também. A raiva é uma zoonose, ou seja, os animais transmitem a doença ao homem. 99,9% dos animais infectados vão a óbito. A única forma de prevenção desta doença é a vacina antirrábica. Como a raiva é transmitida? Ocorre através do contato com a  saliva do animal por meio da lambedura ou mordida. Não são apenas os cães e gatos que transmitem, mas qualquer mamífero. Sintomas da raiva Nos cães , podemos observar cólicas, vômitos, hemorragia nos órgãos internos, salivação excessiva, visível isolamento do cão, muita agressividade, podendo atacar o seu próprio dono, e anorexia, já que o animal tem muita dificuldade para se alimentar. Nos gatos é possível observar casos de agressividade, falta de apetite e salivação excessiva. Os felinos ainda têm sintomas como febre. O grande problema dos sintomas nos gatos é que, ao contrário do que

Candidíase vaginal: Como se livrar definitivamente!

O QUE É CANDIDÍASE? A candidíase é uma infecção por fungos. Normalmente vive dentro do sistema gastrointestinal, sendo encontrada até no ânus. O caminho até a vagina é curto e fácil, porém ela só se desenvolverá como candidíase se achar alguma brecha na proteção natural que o corpo já oferece.  O corpo tem os seus mecanismos de defesa. No caso da vagina, são as bactérias que vivem lá, o pH e o sistema imunológico que defende a mulher para que não desenvolva a doença com a chegada desses fungos. Quando um desses mecanismos de defesa está irregular, o fungo acha a oportunidade de manifestar-se.  O local é favorável para o fungo se desenvolver porque é úmido e quente. Se a paciente tem dificuldades para evacuar, acaba aumento a quantidade do fungo em seu organismo e é na hora da limpeza que um dos riscos maiores de contágio do fundo pode acontecer. Após evacuar, não se deve limpar com o papel higiênico no sentido de trás para frente, e de preferência, deve-se lavar a região. 

Cronograma semanal de vacinação contra a COVID em Teixeira!

  VÁ DE MÁSCARA! Levar: Cartão de vacinação Cartão SUS CPF RG

Sífilis: Nossos números são assustadores!

       Desde 2010, quando os hospitais passaram a ser obrigados a repassar seus dados sobre a doença para o ministério, foram notificados quase 228 mil novos casos; só entre 2014 e 2015 houve um aumento de 32% nos casos de sífilis entre adultos – e mais de 20% em mulheres grávidas. A maior parte dos casos está na região Sudeste (56%), a mais urbanizada e desenvolvida do País. Só para ter uma idéia do desastre, em 2015 tivemos 6,5 casos de bebês infectados a cada mil nascidos vivos; o valor é 13 vezes maior do que a Organização Mundial da Saúde considera aceitável. Saíba mais: Doença infecto-contagiosa causada pelo Treponema pallidum, também é conhecida como Cancro duro ou cancro sifilítico, que evolui de forma crônica. Tem períodos em que se manifesta agudamente e períodos de latência, ou seja, sem manifestações. Pode comprometer pele, olhos, ossos, sistema cardiovascular e sistema nervoso. De acordo com algumas características de sua evolução a sífilis divide-se e