Pular para o conteúdo principal

6 Comportamentos estranhos que são reflexos de traumas na infância



O trauma da primeira infância se refere ao trauma psicológico que uma criança experiencia em seu período crítico de desenvolvimento, que vai da sua concepção até os cinco anos de idade.

Experiências de infância adversas se referem aos eventos potencialmente traumáticosque podem ter efeitos negativos e duradouros na saúde e bem-estar da pessoa. Algumas dessas experiências adversas podem ser causadas por abuso, negligência, violência familiar ou pais com doença mental.

Independentemente da idade que você experienciou o trauma, seus efeitos irão se manifestar naturalmente em sua vida adulta. Se não for diagnosticado ou tratado, isso pode ter um impacto significativo em sua vida e na capacidade de se desenvolver como adulto.

Como os efeitos não são os mesmos para todos, aqui estão algumas das manifestações mais comuns de experiências de infância traumáticas.

Verifique os possíveis sintomas que você pode estar manifestando sem saber por quê.

1. Você sofre de ansiedade severa.

Na maior parte do tempo você sente pânico e não é capaz de compreender as coisas facilmente. Você é ansioso mesmo quando não há motivo para ser.

A vida parece difícil de controlar, o que faz com que você se sinta sempre no limite. Mesmo um pequeno gatilho pode colocá-lo à beira de um ataque de pânico.


Sua mente é hiperativa e pensa demasiadamente em todas as situações possíveis. Isso é adicionado à sua ansiedade, alimenta seus medos e distorce a imagem que você tem do mundo.

2. Você se conforma com as coisas onde você acha mais confortável.

Traumas de infância restringem suas emoções. Fazem você ter medo de tentar coisas novas. Pelo fato de suas cicatrizes e feridas serem bem profundas, sair da sua zona de conforto é praticamente impossível. Até mesmo a ideia de colocar os pés em território novo o deixa nervoso. Por isso, você tende a se conformar até mesmo com coisas pequenas que não prometem um futuro melhor, contanto que você esteja confortável.

3. Você permite que o medo controle a sua vida.

Você toma decisões baseadas no grau de “segurança” que sente. Em sua perspectiva, estar seguro significa não fazer coisas que o assustam. Por exemplo, se o seu trauma é associado à violência na família, você tentará evitar ter sua própria família. Só que quanto mais você evita seus medos, mais você dá poder a ele.

4. Você tem a tendência de se afastar.

Você se sente seguro apenas na sua própria companhia. Se afastar do mundo exterior lhe traz conforto. Você é distante até mesmo na presença de familiares. Você somente se aproxima quando precisa, e quando o faz, é com medo de ser julgado. Isso leva ao desenvolvimento de transtorno de ansiedade 


5. Você desenvolve uma atitude passiva agressiva.

Uma atitude passiva agressiva é resistir à demanda de outros em silêncio para evitar confronto. Você faz os outros acreditarem que você concorda, quando, na verdade, não concorda.

Suprimir suas emoções é um mecanismo de defesa que você usa para evitar o confronto direto com o problema. Isso cria ressentimento e amargura para com os outros e o mundo, os quais você culpa depois por esses sentimentos.

6. Você sempre fica nervoso.

Quando enfrenta uma situação de estresse, você frequentemente perde o controle. É porque seu corpo físico também está traumatizado e deixa você se sentindo tenso o tempo todo, levando você à situação de escolher entre brigar ou correr.

Você pode não lembrar mais do trauma, mas seu corpo lembra das emoções que ele causou em você. Por isso, você sente pânico ou agitação.


Como seguir em frente e curar seus traumas:
Não é fácil refletir sobre os efeitos de traumas de infância, principalmente quando o machucado, a dor ou a memória está profundamente enraizada em sua alma.

Não importa o quão difícil pareça ser superá-los, você precisa começar. Passo a passo. Vá cada vez mais fundo e deixe que você experiencie aquela dor e aquelas emoções que você guarda.

O processo pode envolver uma exposição gradual das diferentes camadas de si mesmo, reproduzindo mais uma vez os eventos em sua mente.

Esse processo pode ser doloroso, mas quando você olha para si mesmo com perdão e compaixão, você entenderá que não foi culpa sua. Você então perceberá devagar que a cura é possível. Você perceberá que tudo que precisa fazer para curar-se é parar de resistir à dor e deixá-la fazer o que tem que fazer, sinta as emoções e deixe-as ir embora.

E assim você pode se livrar do trauma e da bagagem emocional. Apenas deixe que você experiencie aquelas emoções. Sinta-as. Nem sempre é tão rápido e fácil quanto você imagina, mas é o caminho mais sensato para você evoluir emocionalmente, encontrar a felicidade e realizar seus sonhos. 

Comece cuidando de si mesmo, procure  terapia. É o primeiro passo em direção à sua jornada de cura.


Comentários

  1. Puuutz… que texto show! Passo a passo, autoperdão e ressignificação para a autocura!

    ResponderExcluir
  2. Essa informação pode levar a várias reflexões, dentre as quais cito:

    A responsabilidade de ter um filho sem que se tenha base para tanto.

    A violência doméstica.

    A atenção e o respeito e a segurança necessários dispensados à criança.

    Os impactos que que sofre o indivíduo acometido desse trauma e as consequência a curto e longo prazo.

    O quanto a sociedade perde pelo bloqueio de quem muito poderia fazer por ela.

    Parabéns a Rômulo e toda equipe por mais uma vez trazer ao conhecimento da sociedade esclarecimento acerca desse problema.

    ResponderExcluir
  3. A autocura é difícil, mas é algo que sigo aprendendo! Todo dia me cobro dessa responsabilidade de ser “plena”, de buscar a minha própria harmonia e felicidade e escrever a minha própria história junto a meus entes e amigos amados, claro, mas evitando depositar nos mesmos os fracassos existenciais, apenas valorizando a intensidade de cada novo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Varíola dos macacos: novas recomendações, sintomas, transmissão e tratamento

  Órgão de saúde mundial faz novas recomendações técnicas e aponta crescimento de casos confirmados Casos da varíola dos macacos (monkeypox) não param de surgir em países onde a doença não é endêmica, a maioria deles na Europa. Diante disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) vem atualizando a quantidade de casos, a forma de transmissão e os sintomas que envolvem a doença “prima” do vírus da varíola comum, que foi erradicado do planeta em 1980 com o apoio do órgão de saúde mundial. Origem e características do vírus O nome monkeypox se origina da descoberta inicial do vírus em macacos em um laboratório dinamarquês em 1958. O primeiro caso humano foi identificado em uma criança na República Democrática do Congo em 1970.  Existem duas linhagens: o da África Ocidental e o da Bacia do Congo (África Central). As infecções humanas   da primeira parecem causar doenças menos graves em comparação a da Bacia do Congo, com uma taxa de mortalidade de 3,6% em comparação com 10,6% para a

Vacinação contra a dengue: saiba onde e quando!

Atenção, leve os documentos seguintes:  cartão SUS; CPF; RG; Cartão de vacina. Estamos em estado de alerta contra zica, dengue e Chikungunya. Na última década, as epidemias de dengue, chikungunya e Zika no Brasil vêm aumentando em frequência e magnitude, sendo observado um número importante de casos graves e óbitos.  A dengue é endêmica no Brasil ou seja, ocorre durante o ano todo e coincide com períodos quentes e chuvosos, quando são observados o aumento do número de casos e um risco maior para epidemias. Nesse cenário, o diagnóstico e o tratamento precoce tornam-se ainda mais desafiadores. Portanto, torna-se de extrema importância conhecer sobre esses agravos, seus sintomas, sinais de risco e onde buscar atendimento. O que fazer caso você esteja com os sintomas mais comuns? Vá ao posto de saúde mais próximo da sua casa, lá você terá acesso a exames complementares, se  necessário; Receber o tratamento indicado com paracetamol e/ou dipirona; Deve realizar repouso: Ter uma alimentação r

Acidente com lagarta tem chamado a atenção!

     A lagarta (taturana, marandová, mandorová, mondrová, ruga, oruga, bicho-peludo) é uma das fases do ciclo biológico de mariposas e borboletas. Esses acidentes, popularmente chamados de “queimaduras”, têm evolução benigna na maioria dos casos. As duas espécies de lagartas que mais causam acidentes no Brasil:          Megalopygidae Família Megalopygidae (lagartas “cabeludas”) - são geralmente solitárias e não-agressivas, de 1 a 8 cm de comprimento, possuem “pelos” dorsais longos e sedosos de colorido variado que camuflam as verdadeiras cerdas pontiagudas e urticantes que contêm as glândulas de veneno.        Saturniidae Família Saturniidae (lagartas “espinhudas”) - vivem em grupos, têm “espinhos” ramificados e pontiagudos de aspecto arbóreo, com tonalidades esverdeadas mimetizando muitas vezes as plantas que habitam. Nesta família se inclui o gênero Lonomia, com ampla distribuição em todo o País, causador de acidentes hemorrágicos. O Brasil é o único país produtor do Soro Antilonômic

Coronavírus

Coronavírus O que é coronavírus? Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa. A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1. Como o coronavírus é transmitido? A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como: gotículas de saliva; espirro; tosse; catarro; contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos. O período médi

Mutirão de combate à dengue e Chikungunya em Teixeira de Freitas

  "Avisa pro mosquito que nós chegamos!" Esse foi o brado de hoje.   A equipe de posto Wilson Brito realizou hoje uma ação extramuros para combater o Aedes Aegypti.  Essa ação multidisciplinar contou com a presença do enfermeiro coordenador, Agentes comunitários de Saúde (ACS) da unidade e com forte participação dos Agentes Comunitários de Endemias (ACE) do município, professora Ana Kelly e acadêmicos do curso de enfermagem da FASB, parcerias fundamentais para uma promoção de saúde coletiva nessa escala. No foco de maior incidência, realizamos visita domiciliar em trios compostos por ACS, ACE e estudantes da FASB, que além de vistoriar os terrenos e domicílios também realizaram panfletagem e atividade educativa tanto nos domicílios como também no semáforo do centro da cidade. Essa ação obteve grande aceitação por parte da comunidade que recebeu a equipe em suas casas “de portas abertas” e parabenizou a iniciativa.  Muito abrigado ACS, ACE e acadêmicos da FASB. JUNTOS SOMOS MA

AMANHÃ! Vacine seu pet em Teixeira de Freitas!

  Por que a vacina Antirrábica é importante? Vacinar contra a raiva, além de salvar a vida de seu animal de estimação, pode salvar a sua também. A raiva é uma zoonose, ou seja, os animais transmitem a doença ao homem. 99,9% dos animais infectados vão a óbito. A única forma de prevenção desta doença é a vacina antirrábica. Como a raiva é transmitida? Ocorre através do contato com a  saliva do animal por meio da lambedura ou mordida. Não são apenas os cães e gatos que transmitem, mas qualquer mamífero. Sintomas da raiva Nos cães , podemos observar cólicas, vômitos, hemorragia nos órgãos internos, salivação excessiva, visível isolamento do cão, muita agressividade, podendo atacar o seu próprio dono, e anorexia, já que o animal tem muita dificuldade para se alimentar. Nos gatos é possível observar casos de agressividade, falta de apetite e salivação excessiva. Os felinos ainda têm sintomas como febre. O grande problema dos sintomas nos gatos é que, ao contrário do que

Candidíase vaginal: Como se livrar definitivamente!

O QUE É CANDIDÍASE? A candidíase é uma infecção por fungos. Normalmente vive dentro do sistema gastrointestinal, sendo encontrada até no ânus. O caminho até a vagina é curto e fácil, porém ela só se desenvolverá como candidíase se achar alguma brecha na proteção natural que o corpo já oferece.  O corpo tem os seus mecanismos de defesa. No caso da vagina, são as bactérias que vivem lá, o pH e o sistema imunológico que defende a mulher para que não desenvolva a doença com a chegada desses fungos. Quando um desses mecanismos de defesa está irregular, o fungo acha a oportunidade de manifestar-se.  O local é favorável para o fungo se desenvolver porque é úmido e quente. Se a paciente tem dificuldades para evacuar, acaba aumento a quantidade do fungo em seu organismo e é na hora da limpeza que um dos riscos maiores de contágio do fundo pode acontecer. Após evacuar, não se deve limpar com o papel higiênico no sentido de trás para frente, e de preferência, deve-se lavar a região. 

Cronograma semanal de vacinação contra a COVID em Teixeira!

  VÁ DE MÁSCARA! Levar: Cartão de vacinação Cartão SUS CPF RG

Sífilis: Nossos números são assustadores!

       Desde 2010, quando os hospitais passaram a ser obrigados a repassar seus dados sobre a doença para o ministério, foram notificados quase 228 mil novos casos; só entre 2014 e 2015 houve um aumento de 32% nos casos de sífilis entre adultos – e mais de 20% em mulheres grávidas. A maior parte dos casos está na região Sudeste (56%), a mais urbanizada e desenvolvida do País. Só para ter uma idéia do desastre, em 2015 tivemos 6,5 casos de bebês infectados a cada mil nascidos vivos; o valor é 13 vezes maior do que a Organização Mundial da Saúde considera aceitável. Saíba mais: Doença infecto-contagiosa causada pelo Treponema pallidum, também é conhecida como Cancro duro ou cancro sifilítico, que evolui de forma crônica. Tem períodos em que se manifesta agudamente e períodos de latência, ou seja, sem manifestações. Pode comprometer pele, olhos, ossos, sistema cardiovascular e sistema nervoso. De acordo com algumas características de sua evolução a sífilis divide-se e