Quem nasceu e cresceu no interior do sertão, conhece bem a utilidade da ‘palma forrageira’ que tem por nome científico ‘Opuntia cochenillifera’.
A planta é usada no rebanho bovino leiteiro, mas por quê?
A resposta é simples, a palma forrageira é uma espécie de cactos que se adapta e se reproduz no semiárido nordestino e em regiões do mundo onde há pouca chuva.
Essa planta é fonte de energia, rica em água, e se adapta facilmente ao semiárido tendo baixo custo de produção.
Pesquisas compravam que a palma forrageira tem um grande potencial nutricional, é rica em vitamina A, vitamina C, complexo B, cálcio, magnésio, ferro, é fibrosa e tem vários tipos de aminoácidos essenciais para o desenvolvimento humano, entre outros nutrientes como descreve a pesquisadora Cearense Elisângela Carlos da Silva em sua tese de Mestrado.
Em países como o México, os cactos têm alto nível de consumo, sendo utilizado diariamente na cozinha e é facilmente encontrado nos mercados e supermercados.
Há registros de que o uso da fruta da palma na alimentação humana era comum no México desde o período que antecedeu a colonização espanhola Decorrido um século, já estava sendo consumida no sul da Itália e na ilha da Sicília. Atualmente, é cultivada nas zonas áridas e semiáridas do mundo inteiro.
USO ALIMENTÍCIO
No Ceará, a palma forrageira está bastante difundida através do trabalho contínuo da EMATERCE e da da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, visando os agricultores de base familiar.
No município de Madalena-Ceará, a EMATERCE, baseada em pesquisas sobre o aproveitamento dos brotos da palma forrageira na alimentação humana, está difundindo, nas famílias rurais, daquele município, a palma forrageira como alimentação básica.
Delas são produzidas a polpa, o arroz-verde, a salada de verdura, o dindim (conhecido também como geladinho ou geladão), o sorvete, a farofa, o colágeno e o pastel com recheio de carne e palma.
Todos esses produtos já estão sendo feitos e consumidos pelos pequenos produtores rurais e com possibilidades de serem aproveitados como base na alimentação dos estudantes da rede pública.
USO MEDICINAL
Pesquisas indicam que o fruto da palma é considerado antidiarreico, antidisentérico, antiasmático e béquico, diurético, cardiotônico, antiinflamatório da bexiga e da uretra, aliviando o ardor causado pela cistite e uretite. Também há efeitos diuréticos, antidiabéticos e redução dos níveis de colesterol.
PRODUÇÃO DE CORANTES
O inseto popularmente conhecido por Cochonilha, parasita das espécies de palma do dos gêneros Opuntia e Nopalea, produz um corante de alto valor chamado carmim, de cor vermelha escura. O produto é utilizado nas indústrias alimentícia, farmacêutica e cosmética e no tingimento de lã.
COSMÉTICOS
A indústria de cosméticos tem produzido e colocado no mercado uma grande variedade de produtos que utilizam a palma como uma das matérias-primas. Sobretudo no México, é possível verificar a existência de xampus, loções adstringentes, loções para o corpo e sabonetes.
No manual: Palma forrageira na alimentação animal e humana, você pode saber mais sobre o manejo e ter acesso a varias receitas bem práticas e interessantes.
Por ser nutritiva e comum em regiões mais quentes e secas, é uma excelente alternativa para alimentação humana e pode ser a solução para muitas comunidades.
Eu já comi e gostei. E quanto a você, já provou dessa iguaria nutritiva?
Comentários
Postar um comentário