Pular para o conteúdo principal

Diga-me onde dói e eu lhe direi que emoção você reprime!





Às vezes, quando você sente uma forte emoção, como tristeza, raiva ou nervosismo, pode sentir dor em certas áreas do corpo, graças ao forte vínculo entre elas.


Normalmente, manifestando sentimentos fortes, o corpo reage a esse estímulo com respostas que variam de sudorese, aumento da freqüência cardíaca e até dor. Isso ocorre porque cada emoção está relacionada com certas partes do corpo, podendo causar desde uma  tensão muscular a até dor física.

Isto é afirmado no estudo do professor de neurociência cognitiva da Universidade Aalto, na Finlândia, Lauri Nummenmaa, Que realizou vários experimentos e testes para verificar a ligação entre dor e certas emoções.


Para isso, foram analisadas 13 emoções, como raiva, medo, nojo, tristeza, felicidade, amor, depressão, orgulho, inveja, entre outras. 

Os especialistas conseguiram determinar que emoções positivas podem afetar o corpo todo, enquanto as negativas se concentram em áreas específicas que causam dor.

Considerar as emoções sentidas é de grande importância no tratamento de certas dores no corpo, pois podem ser a causa por trás dessa condição. Portanto, o uso de medicamentos, embora alivie o desconforto físico, não trata a base emocional, que por vezes é a real raiz do problema. Se a causa da dor ainda está ativa, após passar o efeito do tratamento a dor retornará.

Aqui está uma lista das dores mais comuns e das emoções e sentimentos relacionados ou associados a esse desconforto.

Dor nas costas

Se você costuma sentir dor nas costas, provavelmente é alguém que tende a carregar um fardo excessivo de responsabilidades em casa e/ou no trabalho. Normalmente, quem chefia a família, mulheres com jornada dupla ou tripla de serviço, sobrecarregadas,  ou pessoas centralizadoras, são aquelas que freqüentemente sofrem dessa doença.

Esse tipo de desconforto geralmente é causado por excesso de "carga" que causa preocupação, raiva, medo e tristeza. Para se libertar dessa aflição, você deve aprender a distribuir o trabalho e a carga entre outras pessoas, criar uma estratégia de auto cuidado separando um tempo diário para se alongar, se cuidar e realizar alguma atividade que gere prazer e satisfação.

Enxaqueca

A enxaqueca é uma dor de alta intensidade que tende a dificultar o desempenho normal de suas atividades e que geralmente ocorre devido ao estresse, ansiedade e tristeza.

Essa dor surge da frustração, insegurança e aborrecimento ao executar uma determinada ação, pela qual esperamos obter resultados ótimos e perfeitos. Esses conflitos em seus pensamentos levam a esse tipo de doença; portanto, você precisa aprender a reservar um tempo para poder fazer as coisas com calma, traçar metas objetivas, com ordem de prioridades para a realização das atividades a necessárias, respeitando o tempo de cada processo e primariamente o seu próprio tempo. 

Dor de estomago

Desconfortos como gastrite, azia, dor abdominal, diarréia, inflamação e digestão lenta podem também se originar de altos níveis de estresse, nervosismo, ansiedade e depressão.

Eles geralmente ocorrem quando você está diante de certos acontecimentos ou pessoas, com quem você não interage bem ou que lhe causa insegurança e desconforto, em outras palavras, "são indigestos". 

Esse estresse causado pela situação em que você se encontra pode, dessa forma, afetar diretamente o seu sistema digestivo, portanto, quando possível evite se expor a situações simbolicamente indigestas. Quando não for cabível proceder assim, respire fundo e crie estratégias para resolver o mais rápido possível a demanda presente, já que quanto mais tempo você protelar mais ela vai "fermentar" e causar mais sintomas.


Desconforto no pescoço

Movimentos repentinos e má posição de repouso são o principal motivo de dor na região do pescoço. Essas posturas ocorrem devido ao medo, desconforto, apatia ou nojo que você sente devido a certas pessoas ou situações que você experimentou recentemente.

Geralmente, são casos em que os pontos de vista das pessoas ao seu redor afetam e desequilibram sua paz e tranquilidade, devido ao conflito de opiniões. Trabalho, casais, amigos, família e até dinheiro são os principais gatilhos por trás desta doença.

Para evitar sofrer com esse desconforto, você deve encontrar uma maneira de resolver esses confrontos no campo do diálogo, sempre usando da clareza, verdade e respeito, todavia sem esconder suas opiniões ou sentimentos. 

Em suma, cuide de si comprometidamente. Se hidrate, se alongue diariamente, realize atividade física sempre que possível, busque ajuda profissional qualificada para te auxiliar no processo de  se conhecer e se posicionar no mundo. E acima de tudo cuide sempre primeiro de você, se proteja e se valorize. Trate-se com dignidade.

Assim, você poderá ser capaz de lidar com todas as emoções negativas que surgem do seu conflito com o seu Eu, com o outros e com as contingências da vida. 

Dessa maneira, os problemas que a longo prazo, poderiam te levar a doenças que colocam em risco sua saúde, se transformam em um valioso aprendizado para a vida.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vacinação contra a dengue: saiba onde e quando!

Atenção, leve os documentos seguintes:  cartão SUS; CPF; RG; Cartão de vacina. Estamos em estado de alerta contra zica, dengue e Chikungunya. Na última década, as epidemias de dengue, chikungunya e Zika no Brasil vêm aumentando em frequência e magnitude, sendo observado um número importante de casos graves e óbitos.  A dengue é endêmica no Brasil ou seja, ocorre durante o ano todo e coincide com períodos quentes e chuvosos, quando são observados o aumento do número de casos e um risco maior para epidemias. Nesse cenário, o diagnóstico e o tratamento precoce tornam-se ainda mais desafiadores. Portanto, torna-se de extrema importância conhecer sobre esses agravos, seus sintomas, sinais de risco e onde buscar atendimento. O que fazer caso você esteja com os sintomas mais comuns? Vá ao posto de saúde mais próximo da sua casa, lá você terá acesso a exames complementares, se  necessário; Receber o tratamento indicado com paracetamol e/ou dipirona; Deve realizar repouso: Ter uma alimentação r

AMANHÃ! Vacine seu pet em Teixeira de Freitas!

  Por que a vacina Antirrábica é importante? Vacinar contra a raiva, além de salvar a vida de seu animal de estimação, pode salvar a sua também. A raiva é uma zoonose, ou seja, os animais transmitem a doença ao homem. 99,9% dos animais infectados vão a óbito. A única forma de prevenção desta doença é a vacina antirrábica. Como a raiva é transmitida? Ocorre através do contato com a  saliva do animal por meio da lambedura ou mordida. Não são apenas os cães e gatos que transmitem, mas qualquer mamífero. Sintomas da raiva Nos cães , podemos observar cólicas, vômitos, hemorragia nos órgãos internos, salivação excessiva, visível isolamento do cão, muita agressividade, podendo atacar o seu próprio dono, e anorexia, já que o animal tem muita dificuldade para se alimentar. Nos gatos é possível observar casos de agressividade, falta de apetite e salivação excessiva. Os felinos ainda têm sintomas como febre. O grande problema dos sintomas nos gatos é que, ao contrário do que

HOJE 17/04/24, vacinação contra a dengue em seu Postinho!

Hoje é o dia D de vacinação contra a dengue nos postos de saúde das 7h às 17h.  Todos os grupos devem apresentar RG, CPF, cartão do SUS e cartão de vacinação. A vacinação será realizada de acordo com a ordem de chegada. Se proteja, compareça! Veja também:   Sífilis, nossos números são alarmantes!