Pular para o conteúdo principal

Alimentação da criança: O cuidado e a ciência de mãos dadas!


Os primeiros anos da criança são de intenso desenvolvimento, por isso, deficiências nutricionais ou condutas inadequadas na alimentação podem prejudicar o crescimento das crianças e até resultar em morte ou sequelas futuras, como atraso escolar e desenvolvimento de doenças crônicas.


Os 10 passos da alimentação saudável




Passo 1: Dê somente leite materno até os 6 meses de vida da criança, sem oferecer água, chás ou qualquer outro alimento. O Leite materno contém tudo que a criança precisa nesta fase, inclusive água. O leite dos primeiros dias pós-parto, chamado de colostro, é produzido em pequena quantidade e é o leite ideal nos primeiros dias de vida, até para bebês prematuros, pelo seu alto teor de proteínas.





Passo 2: Ao completar 6 meses, introduza de forma lenta e gradual outros alimentos, como papa de frutas e papa “salgada”, preparada com vegetais e com carne na consistência de purê. É muito importante manter o leite materno até os dois anos, pois ele continua alimentando a criança e a protegendo contra doenças. Com a introdução dos alimentos complementares é importante que a criança receba água nos intervalos. Ela deve ser a mais limpa possível (tratada, filtrada e fervida).





Passo 3: Ao completar 6 meses, os pais podem dar alimentos como cereais, tubérculos, carnes, leguminosas, frutas e legumes três vezes ao dia. Complementa-se a oferta de leite materno com alimentos saudáveis que são mais comuns à região e ao hábito alimentar da família. Os alimentos contribuem com o fornecimento de energia, proteína e micronutrientes, além de preparar a criança para a formação dos hábitos alimentares saudáveis no futuro.





Passo 4: A alimentação complementar deve ser oferecida de acordo com os horários de refeição da família, em intervalos regulares e de forma a respeitar o apetite da criança. Lembre-se que o tamanho da refeição está relacionado com os intervalos entre as refeições. ou seja, grandes refeições estão associadas a longos intervalos e vice-versa. É importante que o intervalo entre as refeições seja regular (2 a 3 horas).





Passo 5: A consistência da alimentação deve ser espessa desde o início e oferecida de colher. Gradativamente, os pais e cuidadores podem iniciar com a consistência pastosa (papas/purês), aumentando a consistência aos poucos até chegar à alimentação da família. Como a criança tem capacidade gástrica pequena e consome poucas colheradas no início da introdução dos alimentos é necessário garantir o aporte calórico com papas de alta densidade energética. Quanto mais espessas e consistentes, apresentam maior densidade energética quando comparadas com as dietas do tipo sopas ralas.





Passo 6: Uma alimentação variada é uma alimentação colorida. A oferta de diferentes alimentos ao longo do dia, como frutas e papas salgadas, vai garantir o suprimento de todos os nutrientes necessários ao crescimento e desenvolvimento da criança. As carnes e o fígado, além de conter o ferro orgânico de alto aproveitamento biológico, facilitam a absorção do ferro inorgânico contido nos vegetais e outros alimentos, mesmo que adicionados em pequenas porções.




Passo 7: Estimular o consumo diário de frutas, verduras e legumes nas refeições. A criança que desde cedo come frutas, verduras e legumes variados, recebe maiores quantidades de vitamina, ferro e fibras, além de adquirir hábitos alimentares saudáveis. Os alimentos do grupo dos vegetais podem ser, inicialmente, pouco aceitos pelas crianças pequenas. Normalmente, elas aceitam melhor os alimentos com sabor doce. É importante não substituir o almoço e jantar por refeições lácteas ou lanches. A criança deve receber uma preparação mais elaborada nesses horários.


Passo 8: Evite açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinho e outras guloseimas, nos primeiros anos de vida, e use o sal com moderação. A adição de açúcar é desnecessária e deve ser evitada nos dois primeiros anos. Essa atitude vai fazer com que a criança não se desinteresse pelos cereais, verduras e legumes, aprendendo a distinguir outros sabores.




Passo 9: Cuide da higiene no preparo dos alimentos; Os cuidados na preparação e na oferta dos alimentos evitam doenças como a diarréia. Os maiores problemas são a contaminação da água e alimentos, inadequada higiene pessoal e dos utensílios, alimentos mal cozidos e conservação dos alimentos em temperatura inadequada. Os alimentos consumidos pela criança devem ser guardados em recipientes limpos e secos, em local fresco, tampados e longe do contato de animais e poeira. As mãos devem ser bem lavadas com água e sabão, toda vez que for preparar e/ou oferecer o alimento à criança.




Passo 10: Estimule a criança doente a se alimentar, oferecendo sua alimentação habitual e respeitando a sua aceitação. É importante manter a amamentação e oferecer alimentos saudáveis de sua preferência. Por exemplo, a criança com infecção pode ingerir menos alimentos pela falta de apetite, porque está vomitando ou porque sente cólicas e gasta mais energia devido à febre e ao aumento da produção de anticorpos. O aleitamento materno é a melhor opção para a saúde da criança pequena. Ele protege contra as infecções e contribui para que elas sejam menos graves, fornecendo agentes imunológicos e micronutrientes que são melhor absorvidos e aproveitados.


REFERÊNCIA: Blog da Saúde

Comentários

  1. Eu apoio essa ideia é o mínimo que podemos fazer para que nossas crianças cresçam com saúde.

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas! Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  3. Excelentes dicas. Penso no
    alto preço que a sociedade paga pelo descumprimento desses cuidados vitais. Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vacinação contra a dengue: saiba onde e quando!

Atenção, leve os documentos seguintes:  cartão SUS; CPF; RG; Cartão de vacina. Estamos em estado de alerta contra zica, dengue e Chikungunya. Na última década, as epidemias de dengue, chikungunya e Zika no Brasil vêm aumentando em frequência e magnitude, sendo observado um número importante de casos graves e óbitos.  A dengue é endêmica no Brasil ou seja, ocorre durante o ano todo e coincide com períodos quentes e chuvosos, quando são observados o aumento do número de casos e um risco maior para epidemias. Nesse cenário, o diagnóstico e o tratamento precoce tornam-se ainda mais desafiadores. Portanto, torna-se de extrema importância conhecer sobre esses agravos, seus sintomas, sinais de risco e onde buscar atendimento. O que fazer caso você esteja com os sintomas mais comuns? Vá ao posto de saúde mais próximo da sua casa, lá você terá acesso a exames complementares, se  necessário; Receber o tratamento indicado com paracetamol e/ou dipirona; Deve realizar repouso: Ter uma alimentação r

AMANHÃ! Vacine seu pet em Teixeira de Freitas!

  Por que a vacina Antirrábica é importante? Vacinar contra a raiva, além de salvar a vida de seu animal de estimação, pode salvar a sua também. A raiva é uma zoonose, ou seja, os animais transmitem a doença ao homem. 99,9% dos animais infectados vão a óbito. A única forma de prevenção desta doença é a vacina antirrábica. Como a raiva é transmitida? Ocorre através do contato com a  saliva do animal por meio da lambedura ou mordida. Não são apenas os cães e gatos que transmitem, mas qualquer mamífero. Sintomas da raiva Nos cães , podemos observar cólicas, vômitos, hemorragia nos órgãos internos, salivação excessiva, visível isolamento do cão, muita agressividade, podendo atacar o seu próprio dono, e anorexia, já que o animal tem muita dificuldade para se alimentar. Nos gatos é possível observar casos de agressividade, falta de apetite e salivação excessiva. Os felinos ainda têm sintomas como febre. O grande problema dos sintomas nos gatos é que, ao contrário do que

HOJE 17/04/24, vacinação contra a dengue em seu Postinho!

Hoje é o dia D de vacinação contra a dengue nos postos de saúde das 7h às 17h.  Todos os grupos devem apresentar RG, CPF, cartão do SUS e cartão de vacinação. A vacinação será realizada de acordo com a ordem de chegada. Se proteja, compareça! Veja também:   Sífilis, nossos números são alarmantes!