Pular para o conteúdo principal

Pré-natal





A gravidez é um momento de grandes mudanças tanto em termos físicos quanto sociais e emocionais. Sua chance de ter uma gestação tranquila e um bebê saudável aumentarão muito se você realizar o acompanhamento pré-natal e seguir algumas orientações simples:





1. Comece seu pré-natal o quanto antes. Um bom pré-natal é essencial para a saúde do bebê. Assim que pegar seu teste de gravidez positivo, procure a unidade de saúde mais próxima e marque a primeira consulta.





2. Alimente-se bem. Você não precisa comer mais porque está grávida, mas é importante ter uma alimentação equilibrada e saudável. O ideal é ter uma dieta que inclua verduras, legumes e frutas, carboidratos de fontes integrais e proteína, que pode vir do peixe, da carne, do frango, dos ovos, de castanhas ou sementes, leite e derivados em geral.


3. Tome cuidado com o que come. É melhor evitar certos alimentos na gravidez, porque eles podem representar risco para o bebê se estiverem contaminados. Devido ao risco de toxoplasmose, que embora seja pequeno existe, evite comer carne crua ou malpassada. Lave bem verduras, legumes, frutas e as mãos antes de comer.




4. Tome ácido fólico e sulfato ferroso. O ácido fólico ajuda a prevenir problemas congênitos no bebê ligados ao fechamento do tubo neural, como a espinha bífida, ou mielomeningocele. Já o sulfato ferroso ajuda a prevenir a anemia na mãe e no bebê. Ambos são distribuídos gratuitamente em postos de saúde.
A gordura natural dos peixes, como o ômega 3, também tem um efeito benéfico no peso do bebê e no desenvolvimento do cérebro e dos nervos.




5. Faça atividade física regularmente. Um bom programa de exercícios vai lhe dar a força e a resistência necessárias para carregar o peso extra da gravidez assim como também, prepara o corpo para o trabalho de parto. As mais benéficas são as atividades mais amenas, como caminhadas e ioga.




6. Não tome remédios sem falar com o médico ou enfermeiro que realiza seu pré-natal. Antes da consulta, tente lembrar os problemas que você costuma ter com frequência e os remédios que toma (como para alergia, cólicas, dor de cabeça, problemas de pele etc.). Faça uma lista e traga para a consulta pré natal.




7. Reduza seu consumo de cafeína
O café, o chá e os refrigerantes à base de cola são estimulantes. Pesquisas indicam que o excesso de cafeína pode contribuir para o risco de o bebê nascer abaixo do peso, ou até problemas para a gravidez.


8. Pare de fumar e de beber. Mulheres que fumam têm risco maior de aborto espontâneo, de parto prematuro e de ter um bebê de baixo peso. Quanto antes você parar de fumar, mais o bebê vai se beneficiar. Não consuma bebidas alcoólicas pois o álcool chega rapidamente ao bebê pela placenta, e a grande ingestão de álcool durante a gravidez está ligada a doenças da síndrome alcoólica fetal, que inclui desde dificuldades de aprendizagem até problemas congênitos graves.





9. Descanse
O cansaço e o sono que você sente no primeiro e no terceiro trimestre da gravidez não são nada mais que seu corpo pedindo para você pegar leve. Uma soneca todo dia depois do almoço seria perfeita. Se não dá, tente dar uma relaxadinha de meia hora, pôr os pés para cima, do jeito que conseguir. Técnicas de relaxamento como ioga, alongamentos e massagem ajudam a reduzir o estresse e colaboram para você dormir bem. Escute seu corpo.

Enf. Rômulo Rangel


Referências:

Atenção ao pré-natal de baixo risco Caderno 32

Telessaúde: Pré-natal de baixo risco

Telessaúde: Protocolo de Pré-natal

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vacinação contra a dengue: saiba onde e quando!

Atenção, leve os documentos seguintes:  cartão SUS; CPF; RG; Cartão de vacina. Estamos em estado de alerta contra zica, dengue e Chikungunya. Na última década, as epidemias de dengue, chikungunya e Zika no Brasil vêm aumentando em frequência e magnitude, sendo observado um número importante de casos graves e óbitos.  A dengue é endêmica no Brasil ou seja, ocorre durante o ano todo e coincide com períodos quentes e chuvosos, quando são observados o aumento do número de casos e um risco maior para epidemias. Nesse cenário, o diagnóstico e o tratamento precoce tornam-se ainda mais desafiadores. Portanto, torna-se de extrema importância conhecer sobre esses agravos, seus sintomas, sinais de risco e onde buscar atendimento. O que fazer caso você esteja com os sintomas mais comuns? Vá ao posto de saúde mais próximo da sua casa, lá você terá acesso a exames complementares, se  necessário; Receber o tratamento indicado com paracetamol e/ou dipirona; Deve realizar repouso: Ter uma alimentação r

AMANHÃ! Vacine seu pet em Teixeira de Freitas!

  Por que a vacina Antirrábica é importante? Vacinar contra a raiva, além de salvar a vida de seu animal de estimação, pode salvar a sua também. A raiva é uma zoonose, ou seja, os animais transmitem a doença ao homem. 99,9% dos animais infectados vão a óbito. A única forma de prevenção desta doença é a vacina antirrábica. Como a raiva é transmitida? Ocorre através do contato com a  saliva do animal por meio da lambedura ou mordida. Não são apenas os cães e gatos que transmitem, mas qualquer mamífero. Sintomas da raiva Nos cães , podemos observar cólicas, vômitos, hemorragia nos órgãos internos, salivação excessiva, visível isolamento do cão, muita agressividade, podendo atacar o seu próprio dono, e anorexia, já que o animal tem muita dificuldade para se alimentar. Nos gatos é possível observar casos de agressividade, falta de apetite e salivação excessiva. Os felinos ainda têm sintomas como febre. O grande problema dos sintomas nos gatos é que, ao contrário do que

HOJE 17/04/24, vacinação contra a dengue em seu Postinho!

Hoje é o dia D de vacinação contra a dengue nos postos de saúde das 7h às 17h.  Todos os grupos devem apresentar RG, CPF, cartão do SUS e cartão de vacinação. A vacinação será realizada de acordo com a ordem de chegada. Se proteja, compareça! Veja também:   Sífilis, nossos números são alarmantes!