Pular para o conteúdo principal

Hipertensão






Por dia, 829 pessoas morrem por complicações da hipertensão.São mais de 300 mil óbitos por ano, de acordo com os dados preliminares do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde. A alimentação inadequada, com o consumo excessivo de sódio (o principal componente do sal), aumenta o risco de hipertensão.


Foi o que aconteceu com a professora Zimar Queiroz, de 41 anos. “Comecei a fazer exames e descobri que eu tinha colesterol alto e que isso estava causando a pressão alta. Mas eu sabia que foi devido à alimentação errada e ao cigarro”, conta Zimar, que descobriu a doença quando estava grávida.


“Na gestação, eu comecei a sentir falta de ar, mal-estar, dor na nuca, dor da cabeça e geralmente minha pressão subia”, relembra a professora, que seguiu as orientações dadas no pré-natal e adotou hábitos saudáveis. Além dos sintomas que a Zimar sentiu, dores no peito, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento no nariz também são sinais da pressão alta.
Diagnóstico


Mas o que fazer quando a pessoa apresenta esses sintomas?Procurar uma Unidade Básica de Saúde. Segundo o coordenador-substituto de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Eduardo Nilson, o Sistema Único de Saúde (SUS) possui equipes de saúde da família preparadas para atender os pacientes, de acordo com gravidade da doença, por meio de consultas individuais com médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde.


“Além da medicação como tratamento, a pessoa receberá orientação sobre a questão nutricional, como relação ao uso do sal para uma dieta saudável, sobre as fontes de sódio e também outras práticas saudáveis que interferem para tratar a hipertensão”, explica Nilson.
Tratamento


O SUS oferece gratuitamente medicamentos nas Unidades Básicas de Saúde e nas mais de 31 mil unidades farmacêuticas credenciadas ao programa Farmácia Popular. Para retirar os remédios, basta apresentar um documento de identidade com foto, CPF e receita médica dentro do prazo de validade. A receita pode ser emitida tanto por um profissional do SUS quanto por um médico que atende em hospitais ou clínicas privadas.


A prática de exercícios físicos é recomendável assim como também práticas corporais como tai chi chuan e ioga. 


Guia Alimentar para a População Brasileira


Para ajudar na prática de uma alimentação saudável, o Guia Alimentar para a População Brasileira tem recomendações para promover a saúde e evitar enfermidades. Recomenda como base da alimentação o consumo de alimentos in natura ou minimamente processados, em grande variedade e predominantemente de origem vegetal; além do uso, em pequenas quantidades, de óleos, gorduras, sal e açúcar no temperar e cozinhar os alimentos.


O Guia Alimentar para a População Brasileira é uma fonte confiável de informações para auxiliar as pessoas para escolhas mais saudáveis. Confira - Guia Alimentar: Comida de verdade para uma vida mais saudável


Quatro recomendações e uma regra de ouro para alimentação saudável


Regra 1 - Fazer de alimentos in natura e minimamente processados a base da alimentação


Alimentos que não sofreram nenhum processo industrial. Exemplo: frutas e verduras, castanhas, leite, ovos e carnes.


Regra 2 - Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades


É importante que, apesar de uma vida muito agitada, corrida, tenha-se tempo para preparar alimentos saudáveis. Quando temos tempo para preparar um alimento, temos maior facilidade de acessar alimentos mais saudáveis. E ao cozinhar, podemos utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em quantidades menores.


Regra 3 - Limite o uso de alimentos processados consumindo-os em pequenas quantidades


Alimentos processados são aqueles que foram adicionados de sal, gordura ou açúcar. Exemplo: legumes em conserva, frutas em compotas; pães; e queijos. Esses alimentos acabam tendo um aporte energético maior por terem mais gordura ou açúcar e precisam ter um consumo limitado ou combinado com alimentos in natura.


Regra 4 - Evite alimentos ultraprocessados


Os alimentos ultraprocessados já são reconhecidos como um dos causadores da obesidade no país. Portanto, devem ser evitados, por exemplo: biscoitos recheados, salgadinhos de pacote, refrigerante, e macarrão instantâneo.


Regra de Ouro - Prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias a alimentos ultraprocessados


Por mais que a rotina de jovens de 18 a 24 anos seja agitada, conciliando estudo e trabalho, é importante dedicar tempo a alimentação. Ou seja, parar para almoçar, tentar comer em companhia de outras pessoas. Deve-se dar preferência aos locais que servem refeições feitas na hora e que são feitos com alimentos in natura e minimamente processados, onde se encontre arroz, feijão, carne, batata, ovo, mandioca, etc.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ATUALIZADO! Boletim Semanal e lista de bairros com mais casos!

Teixeira de Freitas está em Estado de Alerta para dengue, zika e chikungunya! Tendo em vista esse cenário, torna-se de extrema importância conhecer sobre esses agravos, seus sintomas, sinais de risco e onde buscar atendimento rápido e de qualidade. Na última década, as epidemias de dengue, chikungunya e Zika no Brasil vêm aumentando em frequência e magnitude, sendo observado um número importante de casos graves e óbitos.  Nesse cenário, o diagnóstico e o tratamento precoce tornam-se ainda mais desafiadores. A dengue é endêmica no Brasil ou seja, ocorre durante o ano todo e coincide com períodos quentes e chuvosos, quando são observados o aumento do número de casos e um risco maior para epidemias. Ela é uma doença febril aguda, onde parte dos pacientes pode evoluir para formas graves, e óbito. Para evitar chegar a esse ponto é importante saber quais são os sinais de risco: Dor abdominal intensa e contínua; Vômitos persistentes; Inchaço pelo corpo; pressão baixa ou desmaio; Sangramento d

AMANHÃ! Vacine seu pet em Teixeira de Freitas!

  Por que a vacina Antirrábica é importante? Vacinar contra a raiva, além de salvar a vida de seu animal de estimação, pode salvar a sua também. A raiva é uma zoonose, ou seja, os animais transmitem a doença ao homem. 99,9% dos animais infectados vão a óbito. A única forma de prevenção desta doença é a vacina antirrábica. Como a raiva é transmitida? Ocorre através do contato com a  saliva do animal por meio da lambedura ou mordida. Não são apenas os cães e gatos que transmitem, mas qualquer mamífero. Sintomas da raiva Nos cães , podemos observar cólicas, vômitos, hemorragia nos órgãos internos, salivação excessiva, visível isolamento do cão, muita agressividade, podendo atacar o seu próprio dono, e anorexia, já que o animal tem muita dificuldade para se alimentar. Nos gatos é possível observar casos de agressividade, falta de apetite e salivação excessiva. Os felinos ainda têm sintomas como febre. O grande problema dos sintomas nos gatos é que, ao contrário do que

Segredo Revelado: O Contraceptivo Revolucionário que Deixa a Pílula no Passado!

  AVISO URGENTE: Descubra o Método Contraceptivo Revolucionário que Deixa a Pílula no Chinelo! É eficaz e sem Preocupações!     A Contracepção Nunca Mais Será a Mesma! Conheça o PODEROSO DIU - O Supra-Segredo com mais de 99% de Eficácia! Esqueça as Pílulas, Agulhas e Injeções, e Descubra o Incrível Método que Enlouquece as Taxas de Satisfação! O DIU: Sua Liberdade Sem Limites!   Não se preocupe com gravidez! A revelação que choca pacientes e é APROVADA pelas maiores autoridades médicas! É hora de dizer Adeus aos efeitos colaterais que tanto te incomodam nos tratamentos hormonais! Prepare-se para uma Nova Era de Proteção com o DIU - O Futuro da Contracepção ESTÁ AQUI, em Teixeira de Freitas!" Como faço para por o DIU em Teixeira de Freitas? É simples, você precisa ter em mãos um resultado de exame "preventivo" do ultimo ano e uma solicitação médica de DIU e ambos podem ser realizados no postinho mais próximo da sua casa. A pessoa que deseja por o DIU deve