Pular para o conteúdo principal

Índice de Massa Corporal (IMC)

IMC

Criado no século 19 pelo matemático Lambert Quételet, o Índice de Massa Corporal, conhecido pela sigla IMC, é um cálculo simples que permite medir se alguém está ou não com o peso ideal. Muitas pessoas buscam descobrir seu IMC quando iniciam uma dieta específica ou uma atividade física. E estão certas, pois ele aponta a normalidade - peso adequado -, a magreza ou a obesidade em diferentes níveis. Mas, como faço esse calculo em casa? E o que este número diz sobre a minha saúde?

Para fazer o cálculo, basta dividir o peso pela altura ao quadrado. Por exemplo: Se o seu peso for 73 kg e a sua altura 1,68 m, você vai multiplicar a altura "por ela mesma" ( 1,68 X 1,68 = 2,822), depois vai dividir seu peso em kg pelo resultado da multiplicação da altura ( 73kg / 2,822 = 25,868). Nesse caso o IMC será 25,868. 

 É importante ter as medidas precisas e utilizar sempre a mesma balança como referência antes do cálculo. O seu IMC representa a sua somatória de massa muscular + massa de gordura + massa óssea. Use a tabela a baixo como referência.

CLASSIFICAÇÃO DO IMC 

  • Menor que 16 - Magreza grave
  • 16 a menor que 17 - Magreza moderada
  • 17 a menor que 18,5 - Magreza leve
  • 18,5 a menor que 25 - Saudável
  • 25 a menor que 30 - Sobrepeso
  • 30 a menor que 35 - Obesidade Grau I
  • 35 a menor que 40 - Obesidade Grau II (considerada severa)
  • Maior que 40 - Obesidade Grau III (considerada mórbida)


Quando o índice de massa corporal recomendado está excedido, é porque a pessoa pode estar numa situação de sobrepeso com tendência à obesidade ou já ter a obesidade. E esse índice vai graduar de obesidade grau 1, grau 2 ou grau 3 também chamada de obesidade mórbida.

Se o índice estiver muito abaixo da normalidade indica que a pessoa pode estar no estado de desnutrição, de perda expressiva de massa. 

ATENÇÃO!

Ao calcular o IMC, é importantíssimo levar em consideração se a pessoa é atleta, criança ou idosa. Em casos como esses o índice não pode ser interpretado do mesmo jeito que de uma pessoa sedentária, que geralmente tem o índice de gordura muito maior. 

Essas pessoas devem ser vistas por um profissional de nutrição ou, em alguns casos, por uma pediatra, endocrinologista, ou gerontologista, pois, são necessárias classificações específicas.

É de grande importância realizar uma autocrítica sobre seu estilo de vida levando em consideração o tipo de comida e a forma como se alimenta, assim como também, se realiza atividade física e a sua forma e frequência. Um IMC normal, em si, não é o suficiente para considerar uma pessoa saudável. Ha pessoas que tem um índice adequado, mas se alimentam de forma inadequada e/ou são sedentárias. 

Todos, respeitando os seus limites, devem buscar ter uma vida mais ativa possível e se alimentar de forma inteligente. Portanto, procure a sua unidade de saúde. Lá você receberá atendimento multiprofissional passando por enfermeiro, nutricionista, educador físico e, se necessário, outros profissionais correlacionados. 

Para aprender a se alimentar corretamente, acesse o Guia Alimentar para a População Brasileira.

Quer dicas de como deixar de ser uma pessoa sedentária? Clique aqui.


Referências: 
Caderno da Atenção Básica Nº 12 - Obesidade

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ATUALIZADO! Boletim Semanal e lista de bairros com mais casos!

Teixeira de Freitas está em Estado de Alerta para dengue, zika e chikungunya! Tendo em vista esse cenário, torna-se de extrema importância conhecer sobre esses agravos, seus sintomas, sinais de risco e onde buscar atendimento rápido e de qualidade. Na última década, as epidemias de dengue, chikungunya e Zika no Brasil vêm aumentando em frequência e magnitude, sendo observado um número importante de casos graves e óbitos.  Nesse cenário, o diagnóstico e o tratamento precoce tornam-se ainda mais desafiadores. A dengue é endêmica no Brasil ou seja, ocorre durante o ano todo e coincide com períodos quentes e chuvosos, quando são observados o aumento do número de casos e um risco maior para epidemias. Ela é uma doença febril aguda, onde parte dos pacientes pode evoluir para formas graves, e óbito. Para evitar chegar a esse ponto é importante saber quais são os sinais de risco: Dor abdominal intensa e contínua; Vômitos persistentes; Inchaço pelo corpo; pressão baixa ou desmaio; Sangramento d

AMANHÃ! Vacine seu pet em Teixeira de Freitas!

  Por que a vacina Antirrábica é importante? Vacinar contra a raiva, além de salvar a vida de seu animal de estimação, pode salvar a sua também. A raiva é uma zoonose, ou seja, os animais transmitem a doença ao homem. 99,9% dos animais infectados vão a óbito. A única forma de prevenção desta doença é a vacina antirrábica. Como a raiva é transmitida? Ocorre através do contato com a  saliva do animal por meio da lambedura ou mordida. Não são apenas os cães e gatos que transmitem, mas qualquer mamífero. Sintomas da raiva Nos cães , podemos observar cólicas, vômitos, hemorragia nos órgãos internos, salivação excessiva, visível isolamento do cão, muita agressividade, podendo atacar o seu próprio dono, e anorexia, já que o animal tem muita dificuldade para se alimentar. Nos gatos é possível observar casos de agressividade, falta de apetite e salivação excessiva. Os felinos ainda têm sintomas como febre. O grande problema dos sintomas nos gatos é que, ao contrário do que

Segredo Revelado: O Contraceptivo Revolucionário que Deixa a Pílula no Passado!

  AVISO URGENTE: Descubra o Método Contraceptivo Revolucionário que Deixa a Pílula no Chinelo! É eficaz e sem Preocupações!     A Contracepção Nunca Mais Será a Mesma! Conheça o PODEROSO DIU - O Supra-Segredo com mais de 99% de Eficácia! Esqueça as Pílulas, Agulhas e Injeções, e Descubra o Incrível Método que Enlouquece as Taxas de Satisfação! O DIU: Sua Liberdade Sem Limites!   Não se preocupe com gravidez! A revelação que choca pacientes e é APROVADA pelas maiores autoridades médicas! É hora de dizer Adeus aos efeitos colaterais que tanto te incomodam nos tratamentos hormonais! Prepare-se para uma Nova Era de Proteção com o DIU - O Futuro da Contracepção ESTÁ AQUI, em Teixeira de Freitas!" Como faço para por o DIU em Teixeira de Freitas? É simples, você precisa ter em mãos um resultado de exame "preventivo" do ultimo ano e uma solicitação médica de DIU e ambos podem ser realizados no postinho mais próximo da sua casa. A pessoa que deseja por o DIU deve