O Outubro Rosa na ESF Wilson Brito foi um mês de muitas atividades. Realizamos distribuição de folhetos, sala de espera e rodas de conversa no Ambulatório Central e em nossa unidade. Abordamos os temas: Saúde da mulher, prevenção do câncer de mama e de colo uterino. Atividades estas que foram bem recebidas pela comunidade e contaram com a participação ativa da população.
Para finalizar com chave de ouro realizamos o nosso encerramento com uma roda de conversa ministrada com maestria, inteligência e sensibilidade pela enfermeira Ravena Bonisenha, especialista em obstetrícia, doula e consultora em amamentação. A troca de saberes com a comunidade mostrou-se uma experiência riquíssima e transformadora para todos os envolvidos no processo.
Agradeço a Ravena, a equipe da unidade, a Leidiane e a comunidade por abrilhantarem esse momento! Muito obrigado!
Para você que não participou, deixo logo a baixo um resumo dos assuntos abordados.
- Importância do autoexame;
- Autoconhecimento sobre seu corpo;
- Descoberta de qualquer alteração nas mamas;
- Descoberta precoce sobre o câncer de mamas;
- Troca de experiências.
Sintoma mais comuns:
- Irritação da pele ou aparecimento de irregularidades na pele, como covinhas ou franzidos, ou que fazem a pele se assemelhar à casca de uma laranja;
- Dor no mamilo ou inversão do mamilo (para dentro);
- Vermelhidão ou descamação do mamilo ou pele da mama;
- Saída de secreção (que não seja leite) pelo mamilo;
- Caroço nas axilas.
Prevenção:
- Boa alimentação: evitar gordura animal e privilegiar verduras que contenham princípios antiproliferativos, como brócolis e repolho;
- Realizar exercícios físicos de modo continuado (correr, andar, nadar);
- Quando tiver filhos, amamentar por um longo período;
- Mulheres na menopausa devem realizar a reposição hormonal, sob orientação e acompanhamento do seu médico.
AUTOEXAME DAS MAMAS!
Aprenda como realizá-lo sem pressa e no conforto da sua casa!
Na frente do espelho
Sem roupas, observe os seios com os braços caídos, levantados e dobrados atrás do pescoço e com as mãos na bacia, pressionando-a para verificar se existe alteração na superfície da mama. É importante avaliar o tamanho, a forma e a cor, além de inchaços, saliências e rugosidades.
Em pé
A palpação das mamas deve ser feita durante o banho, com o corpo molhado e as mãos ensaboadas. Os dedos devem estar esticados e fazer movimentos circulares, de cima para baixo. Para cada lado, fazer o seguinte:
- Colocar o braço atrás da cabeça.
- Palpar a mama em movimentos circulares: primeiro no formato de círculos que começam no mamilo e crescem até cobrir o seio todo; depois em linhas retas em direção ao mamilo e por último em linhas retas para cima e para baixo.
- No fim da palpação, pressionar os mamilos suavemente e observar se existe saída de líquido.
Deitada
A palpação deitada é como a em pé. Se desejar ficar mais confortável, coloque uma almofada debaixo do ombro que estiver com o braço levantado. A mama naturalmente vai pender para a superficie em que estiver deitada. Assim, poderá avaliar melhor a face interna de ambas as mamas, seguindo os mesmos três passos de palpação apresentada acima, em cada mama nessa posição, trocando o lado.
Rômulo Rangel/Leidiane Costa
Parabéns Doutor Rómulo e toda sua equipe! Excelente trabalho!!!👏👏👏👏
ResponderExcluirÓtimo trabalho... parabéns!
ResponderExcluirCuidados simples e importantes para prevenção contra esse mal que tem levado muitos dos que amamos tão precocemente. Mais uma vez, parabenizo a equipe pelo excelente trabalho, em especial a Rômulo Rangel, essa figura admirada e de carisma enorme.
ResponderExcluir