Pular para o conteúdo principal

Coronavírus

Coronavírus


O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa. A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como o coronavírus é transmitido?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:

  • gotículas de saliva;
  • espirro;
  • tosse;
  • catarro;
  • contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
  • contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

O período médio de incubação por coronavírus é de 5 dias, com intervalos que chegam a 12 dias, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.


A transmissibilidade dos pacientes infectados é em média de 7 dias após o início dos sintomas. No entanto, dados preliminares do coronavírus (SARS-CoV-2) sugerem que a transmissão possa ocorrer mesmo sem o aparecimento de sinais e sintomas.

Os casos graves devem ser encaminhados a um Hospital de Referência para isolamento e tratamento. Os casos leves devem ser acompanhados pela Atenção Primária em Saúde (APS) e instituídas medidas de precaução domiciliar.

Como é feito o tratamento do coronavírus?

Não existe tratamento específico para infecções causadas por coronavírus humano. É indicado repouso, alimentação balanceada, consumo de suco de frutas ricas em vitamina C, e hidratação além de algumas medidas adotadas para aliviar os sintomas, conforme cada caso, como, por exemplo:
Uso de medicamento para dor e febre (antitérmicos e analgésicos).
Uso de umidificador no quarto ou tomar banho quente para auxiliar no alívio da dor de garanta e tosse.

Assim que os primeiros sintomas surgirem, é fundamental procurar ajuda médica imediata para confirmar diagnóstico e iniciar o tratamento.

Se você viajou para a China ou Itália nos últimos 14 dias e ficou doente com febre, tosse ou dificuldade de respirar, deve procurar atendimento médico imediatamente e informar detalhadamente o histórico de viagem recente e seus sintomas.

Quais são os sintomas do coronavírus?

São principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado mas podem, também, causar pneumonias. 

Os principais sintomas conhecidos até o momento são:
  • Febre.
  • Tosse.
  • Dificuldade para respirar.

Teste rápido que pode tirar muitas pessoas das filas de hospitais sem necessidade: Caren: Alto-avaliação!

Como prevenir o coronavírus?
  1. Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  2. Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  3. Evitar contato próximo com pessoas doentes ou não (01 metro ou mais entre uma pessoa e outra).
  4. Ficar em casa quando estiver doente.
  5. Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo. Caso isso não seja possível cobrir a boca quando tossir ou espirrar com o ombro ou  o cotovelo.
  6. Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  7. Evitar ambientes fechados e com grande número de pessoas.
  8. Pessoas acima de 50 anos devem ficar em casa em distanciamento social apresentando  sintoma ou não.

Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Caso apresente algum desses sinais e sintomas procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa e ao retornar entre em DISTANCIAMENTO SOCIAL IMEDIATAMENTE!

Comentários

  1. Parabéns Rômulo Rangel e equipe, é muito importante e oportuno este tipo de esclarecimento, afinal, esse tem sido um dos assuntos mais comentados atualmente. Muita especulação, achismo, e opiniões quase sempre infundadas. Agora, bem informado, fica mais fácil se prevenir. Show de bola.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vacinação contra a dengue: saiba onde e quando!

Atenção, leve os documentos seguintes:  cartão SUS; CPF; RG; Cartão de vacina. Estamos em estado de alerta contra zica, dengue e Chikungunya. Na última década, as epidemias de dengue, chikungunya e Zika no Brasil vêm aumentando em frequência e magnitude, sendo observado um número importante de casos graves e óbitos.  A dengue é endêmica no Brasil ou seja, ocorre durante o ano todo e coincide com períodos quentes e chuvosos, quando são observados o aumento do número de casos e um risco maior para epidemias. Nesse cenário, o diagnóstico e o tratamento precoce tornam-se ainda mais desafiadores. Portanto, torna-se de extrema importância conhecer sobre esses agravos, seus sintomas, sinais de risco e onde buscar atendimento. O que fazer caso você esteja com os sintomas mais comuns? Vá ao posto de saúde mais próximo da sua casa, lá você terá acesso a exames complementares, se  necessário; Receber o tratamento indicado com paracetamol e/ou dipirona; Deve realizar repouso: Ter uma alimentação r

AMANHÃ! Vacine seu pet em Teixeira de Freitas!

  Por que a vacina Antirrábica é importante? Vacinar contra a raiva, além de salvar a vida de seu animal de estimação, pode salvar a sua também. A raiva é uma zoonose, ou seja, os animais transmitem a doença ao homem. 99,9% dos animais infectados vão a óbito. A única forma de prevenção desta doença é a vacina antirrábica. Como a raiva é transmitida? Ocorre através do contato com a  saliva do animal por meio da lambedura ou mordida. Não são apenas os cães e gatos que transmitem, mas qualquer mamífero. Sintomas da raiva Nos cães , podemos observar cólicas, vômitos, hemorragia nos órgãos internos, salivação excessiva, visível isolamento do cão, muita agressividade, podendo atacar o seu próprio dono, e anorexia, já que o animal tem muita dificuldade para se alimentar. Nos gatos é possível observar casos de agressividade, falta de apetite e salivação excessiva. Os felinos ainda têm sintomas como febre. O grande problema dos sintomas nos gatos é que, ao contrário do que

HOJE 17/04/24, vacinação contra a dengue em seu Postinho!

Hoje é o dia D de vacinação contra a dengue nos postos de saúde das 7h às 17h.  Todos os grupos devem apresentar RG, CPF, cartão do SUS e cartão de vacinação. A vacinação será realizada de acordo com a ordem de chegada. Se proteja, compareça! Veja também:   Sífilis, nossos números são alarmantes!