O choque elétrico ocorre quando a corrente elétrica passa através do corpo humano. Os casos mais graves são quando a descarga de energia atravessa de uma mão à outra, percorrendo por um caminho que pode afetar o coração e gerando complicações no organismo, como indica a nota do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Conforme orienta o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, durante períodos de chuvas intensas com ocorrências de raios, o risco de choques elétricos são mais frequentes, tanto em ambientes abertos, como dentro de casa. Nesses casos, o uso de eletrônicos deve ser evitado e, quando possível, mantenha a distância de janelas, tomadas, portas de metal, além de cercas de arame, varais, antenas e outros objetos metálicos.
Quando uma pessoa leva um choque elétrico, os primeiros socorros são fundamentais para prevenir consequências graves. Agora, saiba o que fazer nessas situações.
Desligue a chave geral de energia
Em situações de acidentes elétricos, a primeira ação é suspender o quanto antes a descarga de energia elétrica da fonte com a pessoa.
A descarga de energia no corpo humano pode afetar as funções vitais, desestabilizando o funcionamento do organismo, podendo causar graves lesões e, até mesmo, levar ao óbito.
Afaste a vítima da fonte elétrica, mas não toque na pessoa
Utilize materiais não condutores de energia, como madeira, borracha, isopor e plásticos, para mover a pessoa. Nunca toque sem proteção adequada em quem sofreu um choque elétrico.
Chame o SAMU
Ligue para o 192 e relate como o máximo de detalhes possível a condição da vítima de choque elétrico e o local ao seu redor.
Verifique o estado de saúde da pessoa
Observe se ela está consciente e respirando. Em situações positivas, pergunte se ela sente dor ou desconforto e a mantenha deitada até a chegada do socorro.
Não permita que o acidentado se levante, ele deve permanecer deitado de costas ou na posição mais confortável, conforme o Manual de Primeiros Socorros da Fiocruz.
Caso ela esteja inconsciente, mas respirando, vire a pessoa de lado na posição lateral de segurança. Se a vítima de choque elétrico não estiver respirando, realize massagem cardíaca e respiração boca a boca (se você souber como e estiver seguro quanto a isso), até que os seus sentidos retornem ou até o atendimento especializado chegar ao local.
Como evitar choques elétricos
Choques elétricos podem ser evitados com o bom uso de eletrodomésticos, dando atenção às voltagens indicadas nos manuais e não utilizando durante o carregamento, como no caso de aparelhos celulares.
A verificação de fios e tomadas da residência e a manutenção regular das instalações elétricas são ações que podem contribuir para a prevenção de acidentes.
Orienta-se que fiações antigas e desencapadas devem ser substituídas, as tomadas precisam estar protegidas, principalmente quando há crianças, e extensões com muitos aparelhos.
Possíveis consequências do acidente
Dependendo da intensidade da energia que a pessoa foi exposta, além de outros fatores como o estado de saúde da pessoa e a velocidade com que foi realizado os primeiros socorros, a vítima de choque elétrico pode sofrer graves complicações.
Queimaduras extensas e, geralmente, profundas são bastante comuns. Em outros casos, pode haver lesões no músculo ou nervo percorrido pela corrente elétrica, amputações e também parada cardíaca devido a descarga elétrica no coração, segundo informações do Portal Dr. Varella.
Esse material foi relevante? Deixe aqui seu comentário!
Matéria muito bem feita e útil. De interesse público e voltada para o benefício social.
ResponderExcluirAchei essencial o aprendizado sobre os primeiros socorros para choque elétrico, uma vez que, pode ocorrer em diversas situações e ambientes.
ResponderExcluirUma matéria bem feita e interessante.
ResponderExcluirOnde mostra as dicas de primeiros socorros,mostrando como fazer.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir